-
Arquitetos: Estúdio BRA Arquitetura
- Área: 328 m²
- Ano: 2017
-
Fotografias:Federico Cairoli
-
Fabricantes: Aquaproof, AutoDesk, Deca, Docol, GeoPro, Gutierez Esquadrias, Linha Metro, Polytec, REKA
Descrição enviada pela equipe de projeto. Casa para uma vida tranquila. A casa foi desenhada para uma família que decidiu se mudar de um dos bairros mais movimentados da cidade de São Paulo e passar a viver em Santa Isabel, a cerca de 55km da capital. O lote fica em uma reserva ambiental, o que faz com que a vegetação nativa apareça de maneira abundante e natural. Isso fez com que as visuais mais importantes da casa ficassem voltadas para essa parte mais densa da matao que não prejudicou nenhum ambiente pois em todos os lados do lote de 900m² o que se vê são árvores de grande porte.
A casa se reparte entre o volume dos dormitórios - feito em concreto e aparece na cota mais alta apoiado sobre o volume térreo - que além de abrigar o acesso ao lote, possui duas partes fechadas, uma para um apartamento no térreo que busca ser um espaço acessível e outra parte fechada para as áreas de cozinha, lavanderia, despensa, churrasqueira e escada para o piso superior. Toda a parte térrea da casa se propõe a ter implantação silenciosa para que se misture as árvores do entorno, isso se dá por meio de grandes folhas de vidro que fecham (ou abrem) a sala de estar e jantar e com isso controlam sua integração com a área de lazer e piscina que ficam no mesmo nível.
Na cota mais baixa temos um volume de concreto incrustado no perfil natural do lote, nesta parte temos um escritório para o casal que tem hoje a possibilidade de trabalhar de casa, um jardim e horta, um espaço para os cuidados dos cães da casa [ dois pastores ingleses e um cão vira-latas ] além de uma sala para o maquinário da piscina. O acesso a essas áreas é feito por uma escada helicoidal pré fabricada em concreto, isso cria um trajeto e espécie de deslocamento, mesmo que dentro do lote, para registrar que o casal está saindo para trabalhar. Mesmo que esse sair signifique apenas deixar o volume principal para trás. A estrutura em concreto faz com que a casa figure como uma pedra no meio das árvores e se propõe a fazer uma transição suave entre o natural e o construído pela mão humana.